5.10.09

Produção obscura de Scorcese e doc sobre o filme são dobradinha do Festival*

Mistério, preciosidade cinéfila, reflexão realista sobre preocupações existenciais. Não importa o motivo: era grande a expectativa pela chegada aos cinemas brasileiros de "American boy: o retrato de Steven Prince" (veja trecho) , obscuro documentário de Martin Scorcese sobre seu amigo Steven Prince, filmado em 1978 e em cartaz no Festival do Rio até quinta-feira. Além desse, a programação do festival traz outro documentário, "American Prince", rodado 30 anos depois pelo diretor Tommy Pallotta, em que é contado um novo capítulo da turbulenta vida de Prince, o vendedor de armas de "Taxi driver" (clássico de 1976 dirigido por Scorsese).

Scorsese entremeia depoimentos de Prince filmados na mansão do ator George Memmoli com outros materiais audiovisuais. Quando ele relata a infância de judeu de classe média, por exemplo, a edição mostra cenas caseiras de quando o ator era criança. A entrevista avança pelos tempos em que Prince foi roadie do cantor Neil Diamond e chega até o pós-Woodstock, quando era viciado em heroína. Trata de forma aberta e sincera sua obsessão por armas e, ao conversar com o diretor (os dois dividiram um apartamento na juventude), consegue tratar de forma realista temas profundos, sem descambar para o sentimentalismo.

Já o filme de 2008 aborda também o trabalho documental de Scorsese. Apesar de ter sido dirigido por uma das principais grifes do cinema americano, o primeiro documentário nunca teve um lançamento decente e só pode ser visto em retrospectivas da obra do diretor ou em grandes festivais. Pensando na dobradinha "American boy" e "American Prince", e na curta duração de ambos (duram 50 minutos cada), o Festival do Rio programou a exibição dos dois para as mesmas sessões.

Mas quem não conseguir assistir aos filmes no festival poderá apelar para a internet. Mobilizado pelo difícil acesso ao filme de Scorcese, Tommy Pallotta decidiu liberar seu filme para download, gratuitamente. Basta uma ida aos cinemas escalados na programação até quinta-feira ou uma rápida procura em sites de busca para que, por meio de "American Prince", diminua a distância entre o público e as cultuadas facetas de Steven Prince.

*Publicado originalmente no site do Globo.

Nenhum comentário: