6.5.09

50 anos do mais mítico dos discos de jazz

Em março passado, fez 50 anos da gravação do mais clássico disco de jazz, o mítico Kind of Blues, de Miles Davis e mais cinco outros importantes homens de jazz: Cannonball Adderley, John Coltrane, Paul Chambers, Bill Evans e Jimmy Cobb, o único ainda vivo. Cobb foi entrevistado pelo jornalista Jotabê Medeiros, no Estadão. Como entendo bem menos de música do que gostaria, me aproprio de um trecho da matéria publicada ontem pelo Jotabê:

Nos 55 minutos e 16 segundos de Kind of Blue, nada está fora do lugar. Cada elemento, a introdução do baixo em em So What, o solo de Coltrane em Blue in Green. Até a ordem das músicas é perfeita. Cabe ali a sentença de conter pelo menos três baladas impecáveis: Blue in Green, All Blues e So What. E músicas de uma vibração incomparável, como Freddie Freeloader e Flamenco Sketches

Pensando em quem não conhece o álbum, o Textos etc, sempre assistencialista para com seus leitores, preparou um iPod com as músicas. É só dar play abaixo e ouvir. Se gostar, quebre o porquinho e compre a edição especial que a Sony-BMG acaba de lançar com dois CDs (as cinco faixas originais + sobras de estúdio) e um DVD (com o filme Celebrating a Masterpiece e a gravação de um show para a emissora CBS, em 1959). Quem quiser gastar um pouco mais poderá ir ao Bridgestone Music Festival, no Citibank Hall de São Paulo, em que Jimmy Cobb estará presente.

Nenhum comentário: