15.5.09

É nóis na Flip

Depois de chorar copiosamente durante a Festa Literária de Paraty do ano passado, é com orgulho que o Textos etc comunica a seus ínclitos leitores que fará a cobertura completa da Flip 2009. Sim, meus caros. Vocês leram bem. Este modesto blog que há mais de ano faz ponto na porta da esquina, qual moça arrependida da vida pregressa, estará lado a lado de nomes como Chico Buarque, Gay Talese, Milton Hatoum, Sérgio Rodrigues (autor do ótimo Todoprosa), Lobo Antunes, Arnaldo Bloch, Cristóvão Tezza e Manuel Bandeira.

Peralá! Bandeira? Ok, foi retórica introdutória para fisgar o leitor. Bandeira será apenas o autor homenageado deste ano. Um dos grandes especialistas no poeta, Edson Nery da Fonseca dividirá a mesa com Zuenir Ventura, que foi seu aluno. Papo que deve render muito. Ofuscada pelo centenário de morte de Machado de Assis, a efeméride de quarenta anos da morte do autor de Libertinagem não foi tão badalada ano passado. Este ano, a Flip tenta colocá-lo novamente no centro da mesa. Ainda no conjunto de atividades para homenageá-lo, haverá uma oficina de poesia com o escritor e tradutor Paulo Henriques Britto, professor da PUC-Rio e autor do premiado Macau.

Gênio do jornalismo literário, Gay Talese, estrela maior desta edição da Flip, será entrevistado por ninguém mais, ninguém menos que Mario Sergio Conti, autor do delicioso Notícias do Planato, que só agora estou lendo, 10 anos depois de lançado. Hoje Conti integra a equipe da revista Piauí.

Dois festejados romancistas brasileiros só revelados nos estertores do século XX estarão juntos falando sobre a relação de suas obras com a cultura brasileira. Na mesa que promete ser das mais concorridas do evento, Chico Buarque e Milton Hatoum estarão pela primeira vez juntos - pelo menos em público. Depois de Budapeste, Chico lançou este ano Leite derramado, livro delicioso e que tem forte viés de interpretação do Brasil. Já a obra de Hatoum vêm contando a saga do Norte brasileiro, tão pouco explorado na literatura. Seu Cinzas do Norte é lindo.

Outro destaque deverá ser a mesa composta por Sérgio Rodrigues, Arnaldo Bloch e Tatiana Salem-Levy, autores de Elza, a garota, Os irmãos Karamabloch e A chave de casa, respectivamente. Devido ao meu grande interesse em biografias, essa mesa, que vai discutir a relação entre biografia, romance e memorialismo, terá em mim um atento espectador. Estou terminando de ler os livros de Bloch e Rodrigues e admito que é impressionante a mistura que ambos fazem desses três elementos para contar duas histórias verdadeiras. Arnaldo narra a saga de sua família (desde a vinda da Ucrânia até a falência do grupo que tinha como principal empresa a Rede Manchete). Já Sérgio recria em romance a história de uma jovem comunista assassinada pelo Partidão, escapando como Arnaldo da fórmula de biografias que reina no Brasil.

Via Twitter (www.twitter.com/textosetc) e por este presente blog, o Textos etc tentará estar presente no maior número possível de mesas literárias. Também falarei sobre curiosidades de Paraty e sobre o clima da Festa, que aguarda de 20 a 30 mil pessoas andando sobre as seculares calçadas da cidade.

Dica para quem deseja ir à Flip: no bonito site da Festa, há a programação completa.

Dica 2 para quem deseja ir à Flip: fechei há duas semanas meu hotel. Ainda há vagas. Faça uma busca na internet que você ainda consegue ir sem doer muito no bolso.

Nenhum comentário: