1.7.09

Alumbramento e simplicidade em Manuel Bandeira

Crítico apaixonado e dedicado, Davi Arrigucci Jr. (abaixo, na foto de André Teixeira) abriu a Flip 2009 falando de Manuel Bandeira, o autor homenageado deste ano. Analisando alguns poemas, definindo períodos e iluminando características de Bandeira, Arrigucci frisou a capacidade do poeta dizer coisas complexas de forma simples.


Para ele, Bandeira foi o poeta da passagem da poesia brasileira para a modernidade e foi o moderno que mais leu a poesia tradicional, indo das cantigas medievais à lírica quinhentista portuguesa, passando depois por todos os estilos.

Ele acredita que Bandeira deu um novo sentido ao poético. Espécie de autobiografia, Itinerário de Pasárgada foi o livro em que Bandeira reuniu as reminiscências mais antigas que tinha. Uma corrida de ciclistas, um pátio de hotel, ou qualquer outra lembrança de quando ele tinha cerca de três anos. Bandeira explica no livro que, todas as vezes que voltava a essas memórias quase apagadas, sentia uma emoção diferente. Mais tarde, ligou essas “emoções diferentes” à experiência do poético. Raras as vezes da vida de adulto aquela emoção se repetia. Era a emoção da poética.

A diferença, segundo Arrigucci, entre a emoção poética e a emoção normal do dia a dia é que ela nos dá a sensação de um universo. Esses sentimentos nos dão uma sensação de totalidade completa. Nos abrem para a dimensão do insondável. Bandeira chamou isso de alumbramento (do espanhol alumbrar, que quer dizer parir, mas também pode ser uma iluminação espiritual, um sopro de algo mais).

Esses raros momentos de “emoção diferente” são momentos de alumbramento. É uma espécie de núcleo simbólico da experiência. É uma síntese de uma totalidade. Simbólico porque é um símbolo, que tem um lado metonímico e também uma base de continuidade no concreto.

Isso tem a ver com a simplicidade de Bandeira. Ele cria poesia a partir de uma conversa no bonde, de uma receita de doce, de uma bula de remédio. Pode estar nos amores ou nos chinelos, nas coisas lógicas ou nas desbaratadas. Arrigucci chama de “estilo humilde” esta capacidade do autor. O temo “humilde” refere-se ao princípio do Cristianismo de comunicar coisas complexas de formas simples (como a transubstanciação, por exemplo). Por isso, ele explica, pode parecer que Bandeira está falando de coisas simples, mas está falando de temas muito profundos.

E foi em grande estilo, de forma simples mas conteúdo complexo, que teve início a Flip 2009. Que venha Adriana Calcanhoto e seu show de abertura.

Nenhum comentário: