27.8.08

A rã e o Papa

E eis que a discussão sobre a mistura entre arte contemporânea e religião volta ao Textos etc. Dessa vez, motivada por uma crítica feita pelo Papa Bento XVI à escultura A rã Fred toca o sino, do artista alemão Martin Kippenberger, exposta no Museu de Arte Moderna de Bolzano, na Itália, e que mostra uma rã pregada na cruz como Cristo.

O Papa disse, em carta a Franz Pahl, presidente do Conselho Regional de Trentino-Alto Adige, região no Nordeste da Itália onde fica o museu, que a escultura "fere o sentimento religioso de milhões de católicos que vêem na cruz o símbolo do amor a Deus e da nossa salvação".

Nas últimas semanas, a pobre coitada da rã sofreu algumas restrições. Primeiro, foi tapada com jornais como protesto pela polêmica que protagoniza. Depois, saiu da abertura do museu para o terceiro piso, em uma área mais reservada e mais longe dos holofotes.

Novamente, voltam as questões levantadas no post sobre León Ferrari, artista que tradicionalmente critica a religião pela arte. Mas Martin Kippenberger, morto em 1997, pertenceu a uma escola diferente da de León Ferrari, inclusive como conduz sua crítica.

Nascida na Alemanha, a partir da década de 1970, a Junge Wilde (em alemão algo como juventude selvagem) perdurou até meados da década seguinte e tinha como marca a transgressão ao stablishment. A crítica na escultura da rã crucificada por Martin é, portanto, diferente de León e seu cristo crucificado num jato de guerra, pois não tem o foco tanto no Cristianismo, mas sim no que é estabelecido pelo sistema, como o amor a Cristo. É uma transgressão pela transgressão, sem a crítica pontual feita pelo artista argentino, sobre a relação entre religião e tortura.

4 comentários:

Anônimo disse...

Choca um pouco mesmo essa arte, pra piorar um pouco mais, a rã tá com um copo na mão? Tipo, que ela seja bêbada ão é?

Chocante ou não, achei engraçada a escultura.

Nos visite também.

Bruno Monin > www.BloGZinho.com

Patrícia Andréa disse...

Olá! Valeu por ter ido visitar, e tb comentar lá no meu blog!=) Apareça sempre!=)

Lucas disse...

E o artista está em seu papel de transgressor!

E o papa está em seu papel de guardião da Igreja Católica!

Guilherme Amado disse...

E Lucas Cortez, em breve colaborador do Textos etc, em seu papel de comentarista! rsrs