22.8.08

Relíquias contra os intelectos do preconceito

Ao criticarem a qualidade da produção da teledramaturgia brasileira, intelectuais de diferentes matizes generalizam e fazem uma confusão entre texto, interpretações, cenários, direção, etc. Esse tipo de erro faz com que o pouco desenvolvimento dos roteiros de novelas ou algumas escolhas cafonas de direção dificultem o reconhecimento de grandes atores que fizeram suas carreiras dentro da TV, como Lima Duarte, Tony Ramos e Glória Pires.

São exemplos de atores que fizeram muito pouco cinema e teatro, mas que conseguiram, muitas vezes com textos fracos, fazer belas cenas na televisão, igualando-se a grandes atores de cinema e teatro, esferas muito mais valorizadas pelos intelectos do preconceito.

Mas toda essa ladainha tem um objetivo, que é apresentar a primeira e tardia relíquia de agosto, coletada nos confins da internet. Fiz essa seleção para a Globo.com, com cenas de Glória Pires em oito novelas e uma minissérie, ao longo dos seus 35 anos de carreira. Destaque absoluto para a cena dela com Regina Duarte, no tempo em que a medrosa tinha mais talento e menos medo. Deboches à parte, a cena é maravilhosa e, não por acaso, a mais longa da seleção. Viva Glória, aniversariante neste sábado e capaz de, nos mais fracos papéis, desmistificar os mais fortes preconceitos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Glória e Tony são exceção, Guilherme! Grande parte dos atores de TV são uma bosta.

Jéssica Torres disse...

A velha geração é de atores expetaculares, mas a nova deixa muito a desejar!! E a combinação de atores meia boca e roteiros ruins deixa as novelas brasileiras cada vez mais decadentes.


(P.S.: Desculpa a demora, problemas técnicos em casa!)

Anônimo disse...

Na minha opinião alguns grandes atores que a tv vangloria são uma bosta, e a nova geração tbm deixa a desejar, por isso resolvi seguir uma carreira que poucos querem seguir a de autor e roteirista, as novelas brasileiras estão um pouco abaixo do nível em que deveriam estar.

ED CAVALCANTE disse...

~CONCORDO COM VC E SOU FÃ DE GLÓRIA PIRES. CARA, A TELEDARAMATURGIA BRASILEIRA TEM GRANDES PRODUÇÕES E ATINGIU UM NÍVEL ALTÍSSIMO. OUTRO DIA DEI UMA ENTREVISTA AO BLOG DOS CONQUISTADORES E FALEI BASTANTE SOBRE O ASSUNTO. QUEM QUISER CONFERIR: http://conquistadoresdm.blogspot.com/2008/04/entrevista.html

ED CAVALCANTE disse...

CORRIGINDO: TELEDRAMATURGIA.

Anônimo disse...

Gostei. Acho que as telenovelas fazem parte do imaginário popular brasileiro e devem continuar fazendo, no entanto alguém (record, sbt, globo) poderia mudar o disco e criar algo ousado, diferente com mais verosimilhança e melhor construção de personagem no texto.

www.aprendizdecinema.blogger.com.br

Euzer Lopes disse...

Glória Pires.
Mesmo sendo mais contemporânea, já está difícil dissociar sua história da história da TV.
Ruth, Raquel, Maria de Fátima, Lúcia, Maria Moura, são tantos personagens inesquecíveis e feitos com amor, com dedicação e com estudo.

Kah disse...

É realmente o bom ator não é aquela carinha bonita que aparece na tv e diz na entrevista "aaah tipo assim eu era modelo mas daí chamaram neh..." acho ki o bom ator nasce pra isso, ele pod ser bonito, pod ser feio, pod ser o ki for, mas se ele souber passar sentimentos para nós ki estamos assistindo de uma maneira tão real a ponto de nos emocionarmos várias vezes, realmente merecem nossa admiração!

Parabéns Glorinha! :D

Belo blog! =)