19.11.08

A construção do star system brasileiro

Star system, para os desavisados, é o termo usado para se referir ao processo pelo qual Hollywood enraizou-se no imaginário coletivo mundial, fazendo com que seus atores e atrizes sempre atraiam espectadores para os filmes por lá produzidos. É graças a esse sistema, hoje óbvio e natural para todos nós, que qualquer filme estrelado por um Tom Cruise obtém uma bilheteria razoável, independente da qualidade do filme. Bom dizer que o mesmo já acontecia na década de 40, quando Humphrey Bogart estrelou Casablanca (1942).

Sem querer entras nos prós e contras desse modelo de produção, preparei recentemente um material na Globo.com que mostra como se deu a formação do star system brasileiro, cujo criador mais bem-sucedido foi inegavelmente, pelo menos no quesito durabilidade, a TV Globo, a partir do ano de criação da emissora, 1965. As vinhetas de fim de ano da emissora, com os famosos versos Hoje a festa é sua/ Hoje a festa é nossa sendo entoados por elenco e jornalistas uníssonos, provam como o star system global foi arquitetado desde cedo.

A novidade é que boa parte dessas vinhetas agora estão disponíveis na Globo.com, na seção A festa é sua. Clique aqui para ver o catálogo com as vinhetas antigas. Divirta-se.

Nenhum comentário: