11.11.08

Que tal ter aula de teatro com Fernanda Montenegro?

É raro divulgar algum evento aqui no Textos etc, mas dessa vez é impossível não abrir exceção para As Escolas dos Mestres. Calma, apressado leitor! Apesar do nome meio piegas do encontro promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil do Rio, a idéia é bem legal: reunir grandes atores para que eles contem histórias e experiências de fases das suas carreiras em que mais cresceram profissionalmente. Em novembro, os encontros vêm acontecendo desde o dia 6, quando Marco Nanini falou sobre o Conservatório de Teatro e a influência de Dercy Gonçalves, Eva Todor e Afonso Stuart para o humor no teatro brasileiro.

Nessa quinta, 13, Sérgio Brito, Fernanda Montenegro, Nathália Timberg e Ítalo Rossi serão os convidados para falar sobre o Grande Teatro Tupi, um dos momentos mais ricos da teledramaturgia brasileira. Fernando Torres, Sérgio Britto e Flávio Rangel revezaram-se na direção de 450 telepeças durante nove anos de programa, e adaptaram peças de Henrik Ibsen, Tennessee Williams, Pirandello, Bernard Shaw, Eugene O'Neill, Frederico Lorca, Górki, Jorge de Andrade, Nelson Rodrigues e outros.

O grupo de atores era originário principalmente dos remanescentes do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), grupo criado e dirigido por Franco Zampari. Com a proposta de levar dramaturgia de qualidade para a até então incipiente programação televisiva, ao Grande Teatro Tupi deve-se boa parte do padrão de qualidade alcançado pela teledramaturgia brasileira nas décadas seguintes.

Com a morte de Fernando Torres, em setembro deste ano, é importante lembrarmos e discutirmos essa fase de ousadia e experimentalismo da TV brasileira, que cultiva cada vez menos as duas coisas. Tomara que a ida ao CCBB do Rio nessa quinta para ouvir Fernanda, Ítalo, Sérgio e Nathália falando sobre o Grande Teatro, seja não apenas um prazer, mas também um estímulo para que, como telespectadores, exijamos menos Big Brother e mais qualidade. A tempo: a entrada é franca e serão distribuídas200 senhas uma hora antes.

Serviço
Quando: 13/11, às 18h30
Onde: CCBB do Rio de Janeiro - Rua Primeiro de Março, 66 - Centro.

Nenhum comentário: