4.9.08

Adrian Sudbury morreu


Adrian Sudbury died peacefully in his sleep with his dad Keith and mum Kay last night.

Foi com essas palavras (Adrian Sudbury morreu em paz durante seu sono, ao lado do pai, Keith, e da mãe, Kay, na noite passada) que a inglesa Liam McNeilis informou no Baldy's Blog sobre a morte de seu amigo e autor do blog, o jornalista Adrian Sudbury.

Conforme contado aqui no Textos etc em junho, Adrian sofria de dois tipos de leucemia ao mesmo tempo, coincidência raríssima, e decidiu criar um blog para contar seu tratamento e sua luta pela vida. Mas a vida, infelizmente, se tornava mais rala a cada post.

E os posts faziam o movimento contrário, tornando-se cada vez mais acessados e importantes para a conscientização das pessoas sobre a dificuldade em se conseguir medulas ósseas compatíveis para transplante. Alçado à categoria de celebridade instantânea, Adrian passou a freqüentar programas de televisão com assiduidade de colocar as capas da Caras no chinelo. Mas, como bem observou sua avó em um pequeno depoimento ao blog do neto depois de sua morte, ele merece sim o título de celebridade, no sentido real da palavra, de pessoa que fez algo realmente célebre para merecer a alcunha.

Bsata dizer que no dia 20 de agosto, quando Adrian morreu, havia recebido pouco antes um telefonema do próprio primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, parabenizando-o por toda sua campanha e dizendo que estava rezando por sua saúde.


Texto do blog pode ajudar pacientes e familiares

Jornalista que era, Adrian escreveu posts lindos, ainda que tristes. Seu primeiro, publicado em 28 de março de 2007, contava como tinha sido um tapa na cara receber a notícia de que tinha câncer e de que, aos 25 anos, aparentemente gozando da mais perfeita saúde, deveria começar já a quimioterapia. A partir desse primeiro, ele descrever com detalhes, post a post, seu tratamento, sempre de forma positiva e natural.

E foi este o ponto que mais me chamou atenção no Baldy`s Blog. Ele, mesmo careca, mesmo sofrendo, não se expressa de forma depressiva e prefere adotar uma atitude de maturidade, de enfrentamento, de ousadia em estar vivo. Sua amiga Liam McNeilis diz que o blog pode vir a se tornar um livro. Será um bom presente para todos que gostam de ler textos sensíveis sem resvalar na pieguice. Mas será ainda mais importante para parentes e pacientes de câncer, que precisem de um exemplo para lidar com uma doença tão degradante.

11 comentários:

Jéssica Torres disse...

São exemplos assim que devem ser seguidos. São pessoas como estas que nos fazem calar a boca antes de reclamar da vida.
Sempre fico sensibilizada com esses relatos. Sou estudante de medicina (3º ano) e todo mundo sempre estranha quando eu digo que quero a residência de Oncologia (Pediatrica). Sempre me falam que eu sou corajosa, que vou estar proxima da morte e sofrimento todos os dias. Mas eu vejo as coisas com outros olhos, pra mim, essas pessoas que estão passando por esse sofrimento são as que mais podem nos ensinar a respeito da vida, e não há retribuição maior que eu possa dar da minha parte do que oferta-lhes reconforto e uma tentativa continuar vivendo uma vida impar.

Guilherme Amado disse...

Oi, Jéssica,
Você como estudante de medicina que é deve ler bem em inglês. Entra lá no site do Adrian e você vai ver como eu não exagerei numa vírgula.
Bjs e obrigado pela visita

CASSIANE SCHMIDT disse...

Olá, fiquei emocionada com a história! É incrivel como alguém consegue fazer da dor um trampolim para ajudar tantas pessoas!Espirito nobre!Muitas pessoas se envergonhariam ao ler exemplos assim, pessoas há que reclamam de tudo, não dão valor a vida!

Abraços, ADOREI seu Blogue!

Anônimo disse...

Belo achado! Mais um excelente post..

Grande abraço!

Régis Garcia disse...

Barra pesada... É o tipo de coisa que emociona e faz refletir. Só me pergunto até que ponto alguém nas condições do cara devia ficar exposto, será que não há um efeito negativo em determinadas pessoas nesse tipo de exposição?

blog disse...

A coragem dele, aliada à sensibilidade para lidar com a situação, deve ser louvada, mas é um caso isolado, subjetivo. A aproximação da morte desencadeia processos químicos e psíquicos que só podem ser realmente compreendidos por quem passa por isso. Estive próximo a uma situação semelhante - não comigo, como paciente - e vi o quanto a dor pode ser insuportável.
Valeu a postagem.

FG

Anônimo disse...

veja só, a pessoa com a vida por um fio, ainda consegue realizar atitude do bem para outros que passam pelo mesmo dama.
que Deus o tenha em bom lugar!
mas que campanhas como a dele não fiquem a mercê de situações como essa para serem divulgadas!

(Didixy) Conquistadores disse...

Eu não conhecia essa história. Realmente existem pessoas que fazem de tudo até o último. Belo exemplo.

Marcos Costa Melo disse...

Tive um amigo que venceu a leucemia, após uma luta de alguns anos. Entretanto, perdi uma prima com apenas 32 anos levada por um câncer devastador, então sempre me choco com essas notícias de mortes tão prematuras, ainda mais quando o falecido em questão é tão talentoso.

abs

Anônimo disse...

Coitado, conquistou minha simpatia, mesmo morto.
Foi legal a iniciativa dele.
E pelo que disse, tinha talento, não conhecia o blog dele, mas vou dar uma olhada.
Que Adrian descanse em paz.

Chris Marques disse...

Ele perdeu a guerra, mas lutou até o fim! A gente precisa de mais exemplos como esse, para termos pessoas menos desprezíveis por aí...