2.9.08

Religião nota dez

Quem disse que só as Igrejas evangélica e católica mobilizam seus fiéis? Sexta passada estreou o filme Bezerra de Menezes - Diário de um espírito, produção brasileira feita por uma equipe eminentemente kardecista e que superou Os Desafinados na bilheteria do fim de semana, ficando em sétimo lugar ao levar 51.389 pessoas ao cinema.


Carlos Vereza narra a história e encarna o protagonista

Fui ver o filme, pois, apesar de não ser kardecista, conheço a história do médium Bezerra de Menezes, que foi em vida um deputado abolicionista e conhecido como o Médico dos Pobres, pois realizava curas espirituais nos atendimentos gratuitos que realizava. Esperava ver uma bonita história, interessante, com uma produção razoável, coisa que o cinema brasileiro já é capaz de fazer com o pé nas costas.

Mas o filme é horrível. Muito ruim mesmo. Narrado monocordicamente durante cerca de uma hora e meia de filme, Bezerra de Menezes é insuportavelmente chato. Roteiro ruim, direção primária, maquiagem e direção de arte que dão vergonha a alunos de primeiro período de uma faculdade de Cinema. A bonita história de Bezerra de Meneses merecia algo bem melhor.

Impressionou-me a quantidade de crianças presentes na platéia, apesar do linguajar hermético e cheio de palavras que já caíram no desuso. A dificuldade em conseguir lugar também foi impressionante. Sentei na primeira fileira, com direito a torcicolo depois do filme, coisa que só me lembro de ter acontecido quando fui assistir a Titanic, em 1997.

Logo caiu a ficha do porquê de tanto sucesso e do interesse de crianças, ou melhor, dos pais em levar as crianças. Eram todos espíritas. As crianças, muito provavelmente, foram assistir ao filme como tarefa da aula de catecismo. O desempenho de Bezerra de Menezes certamente será superior ao de muitas outras produções brasileiras, a despeito de sua inferioridade como filme. Não que isso seja de todo ruim, afinal sempre é bom ver brasileiros numa sala de cinema vendo filme nacional. Pena que o motivo seja mais religioso que cultural.

5 comentários:

Anônimo disse...

Maluco é você de ver um filme desses... hahaha

Bel disse...

Não meu amigo,ele é solidário!

Ana Carolina Dinardo disse...

As pessoas são movidas pela Religião,isso é fato.Ainda mais,na situação atual do país.As pessoas deveriam ter mais consciência para não serem enganadas.

Marcos Costa Melo disse...

Ontem à noite, assisti uma entrevista do Carlos Vereza no Jô, falando desse filme. A tendência de sucesso, por tanto, só deve aumentar.

abs

www.euforiamelancolica.blogspot.com

Ellen Regina disse...

Não me interesso muito por kardecismo mas tb não me nego a conhecer outras formas de pensar.

Acho q só vendo o filme mesmo...