15.1.09

O tempo não para - nem o filme

Estreia amanhã o documentário sobre os Titãs, Titãs, A Vida Até Parece uma Festa, que tive o prazer de assistir no último Festival do Rio, a convite da produção. O filme é feito todo a partir de material filmado pela banda durante 21 anos, entre 1986 e 2007. São cenas dos bastidores a que ninguém nunca teve acesso, como o processo de composição do grupo, a escolha das músicas que entrariam ou não num disco, as polêmicas como a prisão de Tony Beloto, quando ele foi flagrado com drogas, e outras coisas mais.

Muitas histórias ainda são do tempo em que os Titãs ainda eram Marcelo Frommer e Nando Reis também. As despedidas dos dois são contadas, sendo que eles preferem manter a versão (que até pode ser verdadeira) de que Nando saiu numa boa. A morte de Frommer e a mensagem que todos eles gravaram juntos uma coletiva de imprensa sobre o acontecimento também está lá e é o momento mais bonito - e triste - do filme.

A edição do filme, dirigido pelo titã Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves - que dirigiu o clipe Epitáfio, em 2002 -, é o mais impressionante, pois encadeia com destreza uma grande quantidade de material de arquivo, nem sempre bem filmado ou com boa qualidade. O filme não para. Em momento nenhum você deixa de bater o pé e até de cantar as músicas de uma das melhores bandas pop brasileiras.

Abaixo, coloquei o vídeo de uma entrevista que eu filmei para a Globo.com no dia da exibição do Festival. A tempo: a tal Ângela a que o Branco Mello faz menção é a mulher dele, a atriz Ângela Figueiredo.

3 comentários:

Unknown disse...

Esse quero ver

Paloma Piragibe - PP; doisP; doisps disse...

ñão vi no festival e nem pré
quero muitooo ir... Adoro TITÃS!!!


Jpa soube que tem Chacrinha claroooo, no filme
Salve, Salve Velho Guerreiro...
e Daqui a Pouco éo filme dele documentário "Alô, Alô, Terezinha" - não percam... : )

jonas Urubu disse...

Não gosto muito da banda, ams torço para que tenha uma boa visagem...