30.1.09

Textosetcetianas: Os rabiscos de Jackson Pollock

O Google ter trocado a logo do site por um quadro de Jackson Pollock, pintor americano que faria aniversário anteontem se vivo fosse, me deu uma boa ideia para uma nova seção aqui do Textos etc. Resolvi batizá-la de Textosetcetianas, não me pergunte por que, pois nem eu sei a resposta. O que eu sei é que todo mês a imagem do alto do blog vai ser o quadro do artista selecionado para a Textosetcetianas da vez.

O estreante, é claro, é o próprio Pollock, cuja parte da obra The Key já ilustra o topo do nosso site, no lugar da colagem que estava lá há meses. Além dela, abaixo há uma seleção de mais seis quadros e uma foto de Pollock. Morto em 1956, ele revolucionou a arte moderna americana ao deixar de lado o simples automatismo psíquico da criação e procurar mostrar o resultado do simples ato de pintar. O movimento é sua maior característica, fruto de um método próprio de criação: ele caminhava sobre suas imensas telas enquanto pintava. Daí ter originado um movimento artístico que ficou conhecido como Action Painting, que acabou sendo a forma que o expressionismo abstrato passou a ser conhecido nos Estados Unidos.

"No chão eu estou mais à vontade, me sinto mais perto, mais uma parte da pintura, já que desse jeito eu posso andar nela, trabalhar dos quatro lados e estar literalmente 'dentro' dela", disse em 1947. Segundo ele, o fato de deixar a tinta fluir naturalmente não o afastava do processo de criação, já que ele podia controlar o fluxo. Admitia, no entanto, que só depois de terminar tinha a noção do que havia feito, do sentido que aquilo tinha.

"Espontânea, livre e instintiva é a pintura de Pollock: é um espaço sem tempo, sem lugar. É o espaço polisensorial. Não há volumes. Há uma sucessão de rabiscos e manchas coloridas", diz o blog Diretório de Arte. Curioso pensar os nomes que ele dava para esse aglomerado de simples rabiscos. Na galeria Textosetcetianas, que você pode ver clicando na imagem abaixo, você percebe isso. Por que cargas d'água o quadro The tea cup (uma xícara de chá) tem esse nome?

Mistérios que tornam ainda mais interessante o prazer de ver a mistura de cores, de formas e, sem preconceitos, de rabiscos.

Textosetcetianas - Jackson Pollock

Um comentário:

Carlos Gregorio Junior disse...

A ARTE É A BASE DO MUNDO

CONCORDO COM VC

OTIMOM TEXTO