21.4.08

“Busca pela independência será constante”

Arnaldo César, diretor da TV Brasil, dá versão sobre demissão de âncora e garante que existe liberdade editorial na emissora pública

A demissão do editor-chefe do Repórter Brasil, telejornal da TV Brasil, a TV pública criada em dezembro passado, possui mais uma versão para tentar explicá-la. Demitido no dia 4 de abril, Luiz Lobo afirmou foi demitido por não concordar com supostas censuras que percebia no tratamento de assuntos como, por exemplo, no caso do dossiê dos cartões corporativos. Dessa vez, o autor da resposta foi o presidente da TVE e diretor regional da TV Brasil no Rio de Janeiro, o jornalista Arnaldo César, que conversou segunda-feira passada, 14 de abril, na PUC-Rio, com alunos de Jornalismo sobre a criação da televisão pública no país.

Arnaldo César está desde o início no grupo responsável pela criação da TV Brasil

Segundo ele, Lobo, após anos de trabalho na TV pública americana, a PBS, estaria desacostumado com a cobertura jornalística brasileira, o que teria criado uma série de conflitos entre ele e o restante da equipe. “Ao ser demitido, ele adotou uma postura vingativa, e passou a dizer que era vítima de censura, especialmente no caso dos dossiês”, resumiu. Assim que soube da denúncia, a TV Brasil instaurou uma investigação interna para mostrar sua posição sobre o assunto, com direito a prestação de contas ao conselho curador da empresa e à sociedade. Além de apresentar relatório sobre o fato, a diretora de jornalismo da TV Brasil, Helena Chagas, colocou à disposição da sociedade no Youtube (site de compartilhamento de vídeos) a série de reportagens sobre o caso do dossiê, em que, segundo eles, é desmentida a versão de Lobo.

A independência jornalística e de criação da nova TV permeou toda a discussão, principalmente em relação ao governo federal, responsável pelo repasse de mais da metade do orçamento da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), empresa criada especialmente para abrigar a TV Brasil e que hoje é composta principalmente pelas estruturas da Radiobrás e da TVE do Rio de Janeiro. “O conselho curador é a peça chave na busca por essa independência editorial”, defendeu. Formado por 15 representantes da sociedade civil e por quatro ministros do governo federal (Ministérios da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Comunicação Social), o conselho foi escolhido pelo presidente Lula após a avaliação de três listas com vinte nomes cada. Em busca de pluralidade, foram escolhidos personalidades de diferentes setores da sociedade, desde que desvinculados de interesses corporativos.

Os 15 atuais representantes são substituídos numa escala de um, dois ou três anos, mecanismo criado como forma de buscar a independência e, ao mesmo tempo, a permanência dos ideais de pluralidade do conselho. “Dessa forma, é possível que alguns membros sejam substituídos pelos outros ou até mantidos, de acordo com a vontade da maioria”, explicou Arnaldo César. As decisões do conselho são soberanas e devem ser acatadas pela direção da TV Brasil, seja qual for o governo que esteja no poder. Dessa forma, qualquer que seja a indicação feita pelo presidente da República para a presidência da TV Brasil, o conselho poderá destituí-la, caso a independência editorial não seja seguida.

Arnaldo César apontou também outros princípios que estão sendo colocados em prática na busca pela independência em relação ao governo e ao capital, que, segundo ele, atua como espécie de censor dos veículos comerciais, que se preocupariam mais com seus índices de audiência do que com a discussão de temas de interesse público.

Nesse sentido, a TV Brasil vêm se ocupando de temas pouco explorados pelo restante da mídia, como o aborto e a questão dos biocombustíveis. “Também temos a preocupação de sempre ouvir a oposição, sobre qualquer assunto, para afastar de vez o fantasma da interferência do governo”. Tanta insistência em afirmar e reafirmar a independência da TV Brasil justifica-se. Arnaldo César explicou que o orçamento é formado por R$ 200 milhões repassados pelo governo e R$ 150 milhões repassados por fundos de telefonia. A publicidade será exclusivamente institucional e não deverá incentivar o consumo, mas contribuirá na nossa busca pela independência financeira”, concluiu.

Nenhum comentário: