6.6.08

O Brasil do Google

Digitar BRASIL no Google remete a 320 milhões de ocorrências e 49 milhões e 700 mil imagens, cuja primeira é uma torcedora loura, de verdade, com blusinha apertada e shortinho-inho-inho, segurando a bandeira brasileira e posando para foto. A segunda foto é de outra loura, falsa, com biquíni, mais inho ainda. O biquíni veste uma enorme bunda, enquanto sua proprietária lustra o patrimônio com bronzeador. Mas o Brasil do Google é bem mais do que as duas beldades.

É também o verbete da Wikipédia, cheio de números. “O Brasil (oficialmente República Federativa do Brasil) é uma república federativa formada pela união de 26 estados federados e pelo Distrito Federal. O país conta 5.564 municípios, 183.987.291habitantes, bem como uma área de 8.514.876,599 km², equivalente a 47% do território sul-americano.” E dá-lhe número. Outro trecho do verbete Brasil, no item cultura, o ávido leitor é informado sobre quem foi Machado de Assis e que Rodrigo Santoro participou de Lost. Não necessariamente nessa ordem. Provavelmente escrito antes do evento André(ia) Lambertini, o verbete também diz que Ronaldo é admirado mundo afora, tanto quanto a Bossa Nova, que, segundo a Wikipédia, teria tornado a música brasileira mais elitista.

Elitistas, aliás, são as ocorrências que aparecem em seguida. Governo, empresas, editorias de jornalões, tudo que tem Brasil no nome ou nome no Brasil está lá. Digitar BRASIL no Google remete a Volkswagen Brasil, Coca-Cola Brasil, BBC Brasil.

Para enriquecer a crônica e saciar a curiosidade, vale a pena digitar EU ODEIO O BRASIL, que remete a quase 2500 sites. Muitos blogs de brasileiros que chamam o país de bosta pra baixo, dizem estar loucos para se mudar, e seguem ladeira abaixo. Um deles é o Eu Odeio o Brasil, que reúne links para vários outros, sobres coisas odiáveis no país. De padre Marcelo Rossi ao PT, de música sertaneja à Igreja católica, tem ódio para todos os gostos. Um dos textos chama as praias tupiniquins de feias, com água turva, cheia de despejos de esgoto e peixes ruins. Coisa de deixar Diogo Mainardi roxo de inveja.

EU AMO O BRASIL traz 42 mil e duzentas opções, cujas primeiras são de um ufanismo à la Médici. O gigante adormecido, do homem cordial e fraterno, com solo rico, música alegre e blá-blá-blá. Lá pelas tantas dou de frente com um manifesto que diz: “Conto com você para juntos criarmos um novo Brasil irradiando luz todos os dias para todos os dirigentes governamentais nas cores: dourada da iluminação, consciência e discernimento; azul da fé e do poder divino; rosa do amor; violeta da transmutação e branco da paz”. Parece que, com exceção das torcedoras louras, o Brasil do Google é um grande pé no saco.

Nenhum comentário: