13.6.08

O crescimento de Cláudia Raia

Entre as boas novidades que estão em A Favorita, a nova novela da Globo, está o amadurecimento de Cláudia Raia como atriz. Formada principalmente na televisão, coisa que não lhe tira o mérito – a televisão formou e forma filas e filas de excelentes atores no Brasil –, Cláudia tinha tudo para ser uma atriz de segunda linha, pois, até hoje, vacila em variados papéis, quase sempre indo para o caricato, como fez em Sete Pecados, última novela das sete em que interpretou uma vilã.

Mas sua Donatela, uma das opções que o público deverá escolher como a favorita, é muito bem construída. O jeitão meio masculinizado, meio bruto, meio caipira, vai por água a baixo quando ela se derrete facilmente no colo da filha, enquanto chora e suplica seu amor. É uma personagem difícil, porque a trama começa sugerindo que é ela a vilã e Flora (Patrícia Pillar), a outra opção de favorita, é a mocinha. Mas em breve os papéis devem se inverter, e as duas devem alternar até meados da história entre heroína e vilã. O que é moleza para Patrícia Pillar, atriz que repetidas vezes já demonstrou seu talento, não era para Cláudia Raia. Mas ela conseguiu.

3 comentários:

Carla M. disse...

oi guri!!!
Claúdia já fazia muito bem o caricato. A Safira de "Belíssima" é um exemplo primoroso dessa capacidade. Mas reconheço que montar um personagem complexo e completo, como talvez seja Donatella, é infinitamente mais complicado e arriscado.

eu não tenho visto a novela, mas acho que pode realmente ser uma prova de fogo. tomara que dê certo, eu simpatizo com moça.

beijocas!

Guilherme Amado disse...

Carla, eu nunca simpatizei. Sempre achei uma atriz de mediana para ruim. Nesse papel, ela está me surpreendendo. A Safira era mais fácil, tinha menos nuances que essa.

Jân Bispo disse...

falando Como ator, digo que ela tem uma capacidade primorosa na atuação a capacidade de se fazer caricatura, muitos de nós atores não conseguem isso, sou ator de autor de teatro e sei o qaunto é diferente de TV, mais Claudia tem essa capacidade já vi alguns espetaculos dela no tetaro e ela é exelente atriz, não posso compará-la a uma Fetnanda Motenegro mais ela tem um talento inegável, pois ser caricatura não é facil, personagens tão ficticios como Mina de Monmartre em o Beijo do Vampiro e essa vilã da ultima novela das sete são personagens pessimos de serem montados assim como jecas, Gays, e Nordestinos se não hpuver um certo cuidado fica muito artificial, então eu digo que ela tem sim talento, nessa novela é indiscutivel que é um exelente trabalho que ela tem feito, e sim ela amadureceu como atriz, para não me alongar muito bom o seu post, e seu blog, parabébns!