21.7.08

E o Coringa pintou o Batman

Este comentário não tem nada de original, pois muitos já devem ter dito isso. O fato é que o novo filme do Batman é, na verdade, o novo filme do Coringa. Tal como faz com suas vítimas, Coringa pintouo rosto de seu adversário. O homem morcego é coadjuvante. Diferente do que aconteceu no primeiro filme dessa nova série, filmada por Christopher Nolan (Amnésia, Insônia, O Grande Truque), neste segundo filme é o vilão quem rouba a cena.

E não é simplesmente porque o vilão trata-se do Coringa. No filme dirigido por Tim Burton, de 1989, Jack Nicholson fez muito bem seu Joker (no original em inglês), mas não conseguiu o feito de Heath Ledger. Sua interpretação é nada menos que genial. O tique que criou com a língua, dando um ar ainda mais nojento ao sadismo que ele e Nolan deram para o arquinimigo de Batman, é fantástico. Lembra em alguns momentos Hannibal Lecter, de Anthony Hopkins, em Silêncio dos Inocentes e nos filmes subseqüentes da série.

Resta saber se Coringa terá força para estender o impacto de sua interpretação até fevereiro de 2009 e arrebatar o Oscar póstumo. Fãs tresloucados garantem que sim, embora críticos americanos apostem que a Academia de Hollywood, mais uma vez, torça o nariz para atores e filmes de heróis.

Eu, embora concorde com os críticos, torço o nariz é para o preconceito dos acadêmicos caso não reconheçam a genialidade do trabalho de Ledger.

Um comentário:

Amanda disse...

pena q lele morréuu...kk

saudade...entraa:

http://tokuji.kawaii.zip.net/