8.7.08

Ver ou ouvir?

Semana passada (retrasada, talvez), assisti na Lapa ao show das Mulheres de Chico, bloco que toca apenas Chico Buarque. Formado por mulheres vindas de outros blocos, como Monobloco, Bangalafumenga, Quizomba, Empolga às 9 e A Rocha, o Mulheres tomou a avenida em 2006, idealizado por duas das (aproximadamente) 25 batuqueiras. A apresentação das moçoilas sempre acontece no primeiro sábado após o carnaval, na Praça Antero de Quental, no Leblon, aqui no Rio.

Ao longo do ano, também faz apresentações em diversas casas noturnas da cidade. A última, pelo que me consta, foi a que assisti, no Teatro Odisséia. Qualquer artista que cante Chico Buarque já tende a ser bem recebido por este blog que vos escreve, que já deu inúmeras demonstrações de idolatria pelo compositor, beirando a homossexualidade ao colocar seus olhos bem grandes no template atual. Mas as meninas têm dois predicados que tornam o que fazem com a obra de Chico mais interessante do que simples interpretações como outros artistas volta e meia fazem.

Primeiro, os arranjos, que exploram ritmos como o samba, ijexá, côco, xote e até funk, numa das partes altas do show, em que as duas vozes principais da noite a que assisti (elas se revezam a cada apresentação) fizeram uma dobradinha e desceram até o chão, no melhor estilo Tati Quebra-Barraco. Claro que uma Tati Quebra-Barraco meio Morena de Angola, meio Rita, meio Carolina, meio Morena dos Olhos D’água. Talvez meio Geni também.


Fora o ritmo, as Mulheres de Chico também de destacam pelo fato de serem mulheres. Muitas mulheres. Por mais bonitas que sejam as interepretações feitas por Bethânia, Mônica Salmaso, temos que convir que as duas, com vozes talvez mais desenvolvidas que as moçoilas do bloco, não possuem o mesmo talento no quesito beleza. Sem preconceito. É uma constatação. Claro que as vinte e tantas mulheres do Mulheres de Chico não são lindas como a baterista Mannuela Oliveira (na foto acima, de Márcia Moreira, ela é a terceira, acima, da esquerda para direita), cuja beleza só não consegue ofuscar o talento comandando o incansável repique. Mas como escolher entre o prazer de vê-las e o prazer de ouvir as Mulheres de Chico? Não pense duas vezes. Vá ao próximo show.

Obs.: Este post é o 51º do Textos etc em 2008. Com esta marca, igualamos a quantidade de posts de 2008 às de 2006 e 2007 somadas. E só estamos na metade do ano.

Nenhum comentário: