28.7.08

Microblogando uma homenagem a João Ubaldo

Nova febre entre os adeptos de modismos cibernáuticos, o microblogging é uma nova forma de blog cujos posts devem ter até 140 caracteres, o que significa que esse post (até aqui com 233 caracteres) já seria demasiado prolixo. Hoje fiquei sabendo do tal do Blippr, um site onde você pode fazer críticas de livros, jogos, música e filmes no formato de torpedo SMS, desde que pequeninas.

O novo site de micro-críticas segue os exemplos do Twitter, Facebook e FriendFeed (embora permita 20 caracteres a mais que o Twitter, exemplo de microblogger que restringe o post a 140 toques). E seguindo a cultura de torpedo SMS, as classificações das críticas são em "emoticons": =D, =), =|, ou =(.

Adepto do texto do tamanho certo, nem sempre longo, nem sempre curto, acho que tentar criticar alguma coisa em 160 toques é um tributo à superficialidade. Até acho possível falar de algum aspecto específico nesse espaço. E só. Nem as críticas de cinema dos jornais conseguiriam ser tão condensadas. Posso estar errado. Talvez se entregarem a missão a bons redatores publicitários, mestres na arte da síntese, eles consigam.

Para tornar o post mais interessante e, de quebra, ainda homenagear o escritor João Ubaldo Ribeiro, merecidamente vencedor do Prêmio Camões 2008, vou tentar adaptar para o Blippr um ensaio do crítico Wilson Martins, em que ele mostra sua tese de que João Ubaldo descende do mesmo tronco estético de Jorge Amado. O texto original possui 19.417. Já o trecho abaixo possui exatos 160, nos quais o crítico comenta rapidamente sobre um traço de Viva o povo brasileiro, considerada a obra-prima de Ubaldo. Deu dó cortar os 19.257. Definitivamente, não nasci para microblogar.

Foi escrito em estilo episódico, não linear. É uma espécie de jogo da amarelinha histórico, embora o movimento geral nos conduza à realidade dos nossos dias. :)

Nenhum comentário: