2.9.09

Os onipotentes: Deus será personagem de Saramago

Deus será um dos personagens principais de Caim, o próximo romance de José Saramago cujo título foi adiantado no blog do autor por sua mulher, Pilar del Río. A obra deverá ser lançada em outubro simultaneamente em Portugal e no Brasil e poderá deixar os leitores se perguntando quem é mais onipotente. O personagem Deus ou o próprio Saramago, que, mesmo aos 86 anos e pouco mais de um ano depois de passar meses internado vítima de doenças respiratórias, vai lançar o terceiro livro em menos de um ano (também publicou O caderno e A viagem do elefante), além de atualizar o blog e conciliar frequentes compromissos de trabalho?

Apesar do personagem e da temática bíblica, a discussão do próximo livro deverá ser, segundo Pilar, mais um mergulho na humanidade, "nas suas diferentes expressões", como é de costume em sua obra:

"José Saramago escreveu um livro que não nos vai deixar indiferentes, que provocará nos leitores desconcerto e talvez alguma angústia, porém, amigos, a grande literatura está aí para cravar-se em nós como um punhal na barriga", escreveu.

Outro livro com temática bíblica, O evangelho segundo Jesus Cristo causou polêmica em 1991 ao contar a história de Cristo de um ponto de vista antirreligioso, reforçando sua humanidade e aludindo à sua suposta relação com Maria Madalena.

Foi no blog O caderno de Saramago que o autor português escreveu os textos selecionados mais tarde para o livro O caderno, o último que lançou.

Nenhum comentário: