29.5.08

Mais que o Oscar e a Palma de Ouro

É com o atraso de uma semana que dou a notícia, mas não li nada sobre isso na grande imprensa do Brasil. Pode ter saído e um relapso meu deixou passar. Enfim, o fato é que ao fim da sessão em que assistiu Blindness, em uma exibição especial em Portugal, o escritor José Saramago chorou de emoção. Abaixo, o bonito vídeo em que ao lado do diretor Fernando Meirelles o autor de Ensaio sobre a Cegueira, que inspirou o filme, cochicha com o cineasta e confessa estar tão feliz quanto estava no momento em que terminou o livro.

Um presente como esse, para Meirelles, é maior que qualquer Palma de Ouro ou estatueta de Oscar. O aval de Saramago, um dos maiores escritores do mundo, justifica os meses de trabalho e agonia que Meirelles passou para filmar a difícil adaptação do romance do autor. O livro possui uma estrutura narrativa bastante diferente, com personagens sem nome, chamados apenas de "a mulher", "o garoto", "o velho". É uma tarefa difícil, mas o talento de Meirelles merece esse tipo de desafio. O filme só chega às telas brasileiras em novembro.

Dica do amigo de todas as horas Luís Gustavo Ferraz, o diário de Blindness, escrito pelo próprio Meirelles, em que ele conta todo o processo de produção do filme em detalhes interessantíssimos.

4 comentários:

Lucas disse...

Realmente foi a recompensa que Meirelles esperava. Não acredito que nenhum prêmio represente mais que isso. Apenas uma correção: a projeção do filme foi feita em Lisboa especialmente para Saramago, uma semana após o Festival de Cannes.

Abraços, Lucas!!!

Guilherme Amado disse...

E não seria Lucas Cortez se não tivesse um adendo a fazer... rsrs Mas foi válido.
Abs

Carla M. disse...

Eu acho que no lugar de Meirelles também me emocionaria.

Estou louca pra ver o filme, se tiver um terço da expressão do livro, será uma obra prima.

Unknown disse...

As vezes, a aprovoção de um representa mais do que de um milhão.

Neste caso então, deve ter sido recompensador para Meirelles.

Creio que este trabalho lhe trará muitas outras.

http://coerenciacontraditoria.blogspot.com